Gestão de Resíduos

A RECOFRADES oferece soluções ambientais orientadas para a Indústria, Comércio e Serviços, a partir de uma análise técnica e detalhada dos resíduos. Estes são criteriosamente classificados, em conformidade com a Lista Europeia de Resíduos.

 

A Empresa está especializada no processamento de resíduos de papel e cartão, assim como plásticos flexíveis ou rígidos, assegurando uma separação de acordo com a especificidade de cada material.

 

Serviço integrado de gestão de resíduos, que engloba várias operações tais como:

Rs-service

Análise Prévia

Identificar as condições, fazer a caracterização e classificação, de acordo com a Lista Europeia de Resíduos – LER
Rs-service

Acondicionamento e Transporte

Disponibilizar contentores ou compactadores que possibilitem o acondicionamento adequado do resíduo. Utilizar carros apropriados para um transporte atempado e em segurança.
Rs-service

Receção e Pesagem

Validação das cargas rececionadas nas instalações e respetiva pesagem dos materiais transportados.
Rs-service

Triagem

Separação dos diferentes tipos de resíduos, por famílias e categorias, de forma a proporcionar uma correcta separação de materiais.
Rs-service

Processamento

São usados equipamentos industriais: Enfardadeira para produção de fardos de grande dimensão, papel e cartão ou plástico flexível; Máquina de fragmentação de plástico rígido.
Rs-service

Valorização / Reutilização

Os materiais seguem para destinos finais que permitam a sua valorização, seja por reciclagem, com produção de novos produtos, seja pela sua reutilização para os mesmos fins ou alternativos.

Tipologia dos principais resíduos

PAPEL & CARTÃO

Papel: Arquivo, Cartolina, Revista, Tipografia
Cartão: Embalagem

PLÁSTICOS

Flexível: Filme cor – Filme cristal
Rígidos: PE AD – PE BD – PP – PVC – PS – PET – PMMA – PC – ABS

MADEIRA

Embalagens (paletes, caixas)

METAIS

Ferrosos, Não ferrosos

VIDRO

Embalagem

Destruição de Arquivo

A RECOFRADES presta um serviço profissional de destruição de qualquer tipo de papel arquivo e outros documentos, originados em diversas entidades públicas e privadas: Tribunais, Finanças, Polícia, GNR, unidades de ensino, bancárias, estações de correio e empresas.

 

O processo de destruição do papel arquivo/documentos é realizado com recurso a um equipamento de fragmentação, podendo o Cliente assistir à sua realização. Posteriormente, o material resultante é enfardado e integrado na cadeia de reciclagem.

 

Concluído o trabalho, a RECOFRADES procede à emissão de um Certificado de Destruição da documentação em causa.

Recuperação de Paletes

A RECOFRADES tem um serviço de recuperação de paletes danificadas, com o objetivo de serem reutilizadas.

 

Estas serão recepcionadas e, quando danificadas, passam por um processo de recuperação, de forma a serem reabilitadas e assim poderem ser novamente utilizadas, para os fins de armazenagem e transporte de mercadorias.

 

Após inspeção final, que valida se as paletes têm as características necessárias para serem reutilizadas, estas são novamente introduzidas no mercado.

Serviço de Logística

A capacidade de transporte é determinante na qualidade da prestação do serviço ao Cliente. Por esse motivo, a RECOFRADES possui veículos pesados equipados com Sistema Ampliroll, para contentores Polibenne, de forma a assegurar uma recolha regular e à medida das necessidades de cada Cliente.

Os serviços prestados de recolha e transporte de resíduos são planeados, para uma otimização da gestão de recursos e dos equipamentos alocados nas instalações do Cliente. É sempre preocupação da RECOFRADES, reduzir os custos associados à logística e minimizar o seu impacto ambiental.

Meios de Acondicionamento de Resíduos

A RECOFRADES dispõe de um conjunto variado de meios de acondicionamento de resíduos, utilizando contentores de várias dimensões e equipamentos de compactação de resíduos, que melhor se adaptem às condições e necessidades do Cliente.

Os meios de acondicionamento são selecionados, em conjunto com o Cliente, para possibilitar as melhores práticas de separação de resíduos, nos locais da sua produção, de forma a reduzir custos de processamento e a maximizar a eficiência na reciclagem.

Tipologias de Meios de Acondicionamento: Contentores de 30 m3 , Compactadores, Big-Bags.

Centro de Operações de Reciclagem

As atividades de receção, triagem, processamento e armazenamento de resíduos são realizadas em unidade industrial sediada na Zona Industrial de Oliveira de Frades.

O Centro de Operações está dimensionado para cumprir os requisitos legais inerentes à atividade, assim como permitir uma capacidade de armazenagem significativa, de modo a poder responder a picos de necessidades dos nossos Clientes.

Estas instalações estão equipadas com máquinas industriais para processamento de papel, cartão e plástico, de forma a trabalhar os resíduos de acordo com as suas categorias e poder obter a melhor valorização ambiental possível.