Empresa

A RECOFRADES é um Operador de Gestão de Resíduos licenciado, que oferece ao Cliente um serviço integrado de acondicionamento, transporte, receção, triagem e tratamento de resíduos. A Gerência da Empresa, desde sempre, teve uma especial sensibilidade para com as necessidades dos seus Clientes, sejam eles Empresariais (Indústria, Distribuição e Comércio), sejam Institucionais (Tribunais, Escolas, Autoridades Policiais, etc.) e para eles desenvolveu serviços especializados, capazes de proporcionar um serviço profissional, competente e eficiente.

Recofrades

História

1998

Decorria a década de 90, e o Pai, Vitor Rocha, trabalhava já na área da reciclagem, sobretudo na recolha de papel e cartão proveniente do comércio e de alguma indústria mais local. No entanto, no ano de 1998, deu-se um grande estímulo para o futuro deste micro-negócio familiar. Nessa, altura, o Filho Nuno Rocha, termina o serviço militar e, juntamente com o seu Pai, decide juntar esforços e fundar a RECOFRADES, sediada na sua terra Natal.

A Empresa começou por dar continuidade ao trabalho anterior, isto é, por trabalhar só com papel. Fruto da nova dinâmica familiar, a Gerência foi expandindo o negócio para o plástico. Com o normal funcionamento da Empresa, outros resíduos foram sendo incorporados, como o vidro, os metais e a madeira de embalagens.

2003

O crescimento da empresa levou a que no ano de 2003 a Gerência procurasse e arrendasse um pavilhão industrial, para albergar as suas operações de receção triagem e reacondicionamento de materiais, para serem encaminhados para destinos finais recicladores. Poucos anos depois, em 2007, estas instalações foram mesmo compradas pela RECOFRADES. Esta nova fase da Empresa não se limitou ao investimento em instalações, mas também se traduziu na aquisição de Camiões, em contentores e, consequentemente, na integração de mais pessoas na Empresa. Em 2003, foi adquirida a primeira máquina para enfardar cartão e papel.

2017

Foi precisamente a dia 15 de Outubro, quando se “esfumou, literalmente, todo o esforço e investimento realizado na Empresa”. O grande incêndio que atingiu a região Centro fez desaparecer completamente as instalações e os equipamentos da RECOFRADES, para além de todo o material em stock. “Não vi bombeiros, não tinha água na boca-de-incêndio porque deixou de haver água da rede, não havia maneira de apagar aquilo” – Nuno Rocha (Observador, 18/10/2017).

Uma tragédia nacional que atingiu profundamente este negócio familiar e que abalou, certamente a confiança deste Empresário. Mas isso foi apenas por horas. Nuno Rocha não quis deixar o que ele e o seu Pai já tinham “construído a pulso”. No dia a seguir a ter ficado completamente sem nada, tal como Fénix que renasceu das cinzas, Nuno Rocha iniciou de imediato o processo de renascimento da Empresa. Foi então possível arrendar outro armazém industrial e começar a procurar soluções para construir novas instalações, no mesmo local, e adquirir novos equipamentos.

2018

Vitor e Nuno Rocha

Como resultado de muito empenho, esforço e superação de todas as capacidades da Equipa da RECOFRADES, eis que no dia 15 de Outubro de 2018, são inauguradas as novas instalações da Empresa, já a funcionar com novos equipamentos industriais. No entanto a Gerência da RECOFRADES tem a humildade de reconhecer que, durante esta tarefa árdua, pode contar com a compreensão e colaboração de Clientes, Fornecedores, Entidades Locais e Governamentais, como a CCDR-C.

Licença de OGR

TUA20180724000491 – EA

TUA - Título Único Ambiental
CCDRC - Comissõ de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro